In

Chegou a Páscoa! (Week 8)

Mais uma semana passou e aqui estou eu para contar o relato!

Segunda-feira, 10 de Abril:

Depois de ter ficado até às tantas a trabalhar no essay para MGNT110, segunda feira de manhã tive de ir a biblioteca antes das nove para entregar os livros que tinha trazido de lá. Assim, de fato de treino (com pijama por baixo), óculos de sol e chinelos, lá fui eu na minha caminhada matinal depois da qual iria direitinha para a cama. "Vantagens de viver no campus", pensava eu quando saía de casa no meu melhor outfit, "nem preciso de me vestir, e só deixar isto lá e voltar para a cama". E, embora seja raro encontrar pessoas que conheça quando ando no campus, claro que desta vez tinha de acontecer. Depois de me cruzar com vários colegas de engenharia, fui abordada por um grande grupo de estudantes nepaleses perdidos e que tive de levar ao destino final.

Horas de sono recuperadas (mas cansaço não), passei o dia deitada no sofá de casa a ver séries e mais séries, a aproveitar a pausa entre obrigações para a universidade.

Como a Páscoa é este fim de semana, esta semana já há muito poucas aulas (algumas foram canceladas, outras passaram a ser online) e, por isso, o pessoal começa a voltar a casa. Assim, como a Jess ia para casa na terça, decidimos ir sair todos juntos na segunda feira.
Depois de uns pre games em casa acompanhados de sangria, apanhamos boleia do Jacob (que em breve receberá o titulo de taxista oficial de cá de casa) e fomos para o Pepe's - o bar na praia para onde tinha ido uma vez trabalhar num essay. 
Num ambiente muito diferente do que eu conhecia para aquele bar, lá nos divertimos imenso na ultima noite da Jess aqui em Wollongong até a segunda parte do semestre. Mas essa diversão não durou muito quando, depois de termos adormecido durante uns segundos nos sofás do bar, eu e a Abby fomos expulsas como se fossemos criminosas - no caminho para a porta, a Abby parou uns segundos para esperar por mim e o segurança empurrou-a com um "keep walking".Abandonadas fora do bar (pelos vistos os nossos amigos não fizeram questão de nos acompanhar) e em frente à praia, decidimos ir dar um passeio e molhar os pés no mar.
Quando voltámos (e ainda abandonadas), conhecemos um grupo de estudantes noruegueses em que um deles vive no mesmo sítio que nós, pelo que nos juntámos ao Johannes e chamámos um Uber para voltar para casa.

Terça-feira, 11 de Abril:

Logo de manhã, saí de casa e fui ao gabinete da professora regente de AUST101 com quem tinha combinado uma conversa. Depois de rever o meu essay e de lá mudar a minha nota para um 73%, a professora ainda esteve a fazer várias perguntas sobre a minha experiência na Austrália e a oferecer-se para qualquer coisa que eu precise enquanto estou cá (alerta: ela associou as minhas residências a baratas mal soube que estava a viver em old Kooloobong. Já encontrámos várias lá por casa mas será que isto significa que ainda iremos encontrar muito mais?)

Depois de uma visita rápida ao centro comercial, a Abby e eu seguimos para a aula teórica de AUST101. Acabada a aula com um terço dos alunos que estavam lá no início, segui para a minha aula prática de ENGG461 onde íamos ter a primeira apresentação - assim, o Devin e o seu grupo, todos extremamente bem arranjados, lá falaram durante uma hora sobre o NBN - o projecto falhado de implementar fibra na Austrália (caso não tenha dito antes, a internet australiana é extremamente má, sendo pior do que a de vários países africanos).
No final da aula, o professor regente da cadeira (de quem toda a gente se queixou na semana passada) entrou na sala e, no meio da conversa e com um sorriso na cara, disse que ia ter uma reunião com o director da faculdades porque aparentemente muita gente se tinha queixado dele e que, com sorte, seria despedido.

Às seis, lá segui eu para o Unibar onde tinha uma reunião do Outdoor Club - depois de ter conhecido a coordenadora de eventos do clube e de me ter voluntariado para ajudar no que fosse preciso, aparentemente fiquei na direção do clube (sem nunca sequer ter pago os $5 de inscrição para ser membro regular).
Com actividades organizadas de quinze em quinze dias, o outdoor club é o clube mais fixe que encontrámos até agora na Uni - para além de caminhadas, eles organizam também pubcrawls e, em Julho, uma caminhada com campismo na Tasmânia.

Quarta-feira, 12 de Abril:

Sendo um dos meus dias livres, quarta-feira é um dos dias em que dá para aproveitar para fazer mais coisas. Assim, antes de almoço, segui para o training do AIME (projecto de voluntariado em que me meti), onde conheci mais sobre o mesmo e parte da equipa.

Quando acabou, fui com o Daanish para o centro da cidade para tentar entregar CV's em lojas e ver se encontramos algum part-time ou trabalho casual. Depois de uma maratona de lojas e de "candidatem-se" pelo site, voltámos para casa.
Ao final da tarde, voltei para o centro da cidade com o Jake e o Marcus pois tínhamos combinado ir a um bar chamado Humber para um beer tasting grátis. Destroçados ficámos quando, ao chegar lá, descobrimos que o evento tinha sido cancelado (e não tinham avisado ninguém).

Como é quarta, é dia de Meet and Eat. Assim, lá fomos aproveitar a comida grátis - desta vez Tacos - antes de começarmos a fazer o trabalho de grupo. Quando acabámos, o Denver e o Jake juntaram-se então a mim e começámos a organizar as nossas ideias para o debate de ENGG440.

Quinta-feira, 13 de Abril:

Para começar o dia, nada como uma aula teórica com o frustrado do professor de ENGG440 e ENGG461 que aproveitou a aula teórica para desabafar sobre a conversa dele com o diretor da faculdade e de como está magoado com a atitude dos alunos.
Seguida da aula prática de ENGG440 onde começaram os debates, descobrimos que todas as nossas notas das duas disciplinas foram removidas do sistema pois estão a sofrer uma segunda avaliação (embora sejamos nós que temos os testes connosco, portanto ninguém sabe muito bem que segunda avaliação é esta).

á tarde fui com o Markus e a Abby descobrir o jardim botânico em frente à universidade e onde ficamos a apanhar sol deitados nos relvados.
Quando voltámos, houve uma mini reunião lá em casa com o Jake, o Marcus, a Ang e a Abby em que estivemos a falar de uma possível ida ao Outback (deserto Australiano) embora seja uma viagem cara por ser no meio do nada.

Como ainda tinha de ir ao centro comercial à noite (embora costume fechar as seis, as quintas feiras as lojas ficam abertas até mais tarde), aproveitei e ainda fui ao Eat Street Market, um festival de comida de rua de todo o lado do mundo onde aproveitei para comer um StroopWafel - e, no meio de mil e uma bancas (inclusive duas holandesas), não havia uma única portuguesa.






Sexta-feira, 14 de Abril:

Para começar bem a altura da Páscoa, sexta-feira de manhã eu e a Abby (as únicas que ainda estavam em Wollongong), juntámo-nos a adventure co community para uma caminhada. Assim, às oito e meia da manhã encontrámo-nos com o Temo, um estudante alemão de intercâmbio, e a Kate, uma australiana com quem íamos de boleia e seguimos a nossa viagem para Belmore, onde era o meeting point com o resto do grupo.
Depois de uma breve caminhada de 40 minutos sempre a conversa com o resto do grupo, chegámos às fantásticas Belmore Falls, uma zona de cascatas gigantes e com uma paisagem espectacular (e água ridiculamente fria que congelou os pés a toda a gente).
Como o grupo estava todo com vontade de ficar mais tempo junto e ainda era cedo, fomos todos para o famoso "Robertson Pie Shop", onde comemos uma meat pie (super típico australiano) e depois seguimos para outra zona com cascatas bonitas, onde estivemos a descansar e a apanhar sol.

Quando voltámos para Wollongong, eu e a Abby seguimos para o hospital porque ela apanhou uma conjuntivite e o medico do campus estava fechado por ser sexta feira santa. Depois de menos de uma hora à espera, já estávamos prontas e a sair do hospital, sem qualquer complicação.
Como era suposto eu ter ido para Sydney hoje, a minha prateleira do frigorífico estava vazia. Mas, dado que fiquei para ajudar a Abby, tinha então de ir as compras para ter algo que comer até domingo.
Depois de uma jornada impossível à procura de um supermercado aberto (embora fosse durante a tarde de uma sexta feira), lá tivemos de recorrer a um mini mercado chinês em que nem tinha bem certeza do que é que estava a comprar.



Sábado, 15 de Abril:

Embora tenha prometido que ia começar a adiantar trabalho para a week 9 da universidade (que vai ser de doidos), sábado ficámos o dia todo no sofá a intercalar episódios de séries e sestas (e comecei a ver o 13 reasons why).

Foi também a primeira vez que senti silêncio absoluto em Kooloobong, excluindo os pássaros. Como é Páscoa, quase toda a gente foi passar o fim de semana a casa e, por isso, não se vê uma alma viva nas residências.

Entretanto chegou a Bec, que tinha ido a Canberra, para acabar de preparar a mala para a viagem à Tailândia - a Abby e a Bec vão passar as férias a Tailândia, plano ao qual infelizmente não me juntei por ser demasiado pouco tempo em relação ao preço da viagem.

Domingo, 16 de Abril:

E chegou a Páscoa!
Como combinado, às onze da manhã a minha prima Carla e o namorado vieram-me buscar as residências. Chegados a Sydney, viemos deixar as coisas a casa, apanhar a minha prima Amélia e o Arsénio e seguimos para casa de uns amigos deles. E assim, sem querer, acho que fui parar à Páscoa mais Páscoa que alguma vez tive!
Com bolos de bacalhau, cabrito e 25 portugueses que vivem em Sydney todos reunidos, assim começámos o almoço de Páscoa e que, não fôssemos nós bons portugueses, se transformou no dia inteiro.

Embora já conhecesse vários do festival português, conheci mais membros integrantes deste grupo de portugueses que se reúne frequentemente aqui em Sydney que abrange desde casais que já estão aqui há cerca de quarenta anos como casais que se mudaram há dois depois de se terem apaixonado pelo país. E, não fosse o mundo um sítio tão pequeno, um deles é um engenheiro mecânico formado em Coimbra há 25 anos com vários professores em comum comigo.

Assim foi o meu dia de Páscoa: diferente mas super interessante!



Escrevo este post depois de uma sestinha de duas horas e vou me deitar agora que amanhã vou descobrir a cidade de Sydney com a minha família.
Beijinhos!

Related Articles

1 comentários:

Tecnologia do Blogger.