In

Chegámos ao topo da Austrália! (week 12)

Mais uma semana se passou, mais um post no meu blog para os poucos que continuam a seguir as minhas aventuras!

Segunda-feira, 8 de Maio:

Segunda foi dia de regressar ao trabalho. Depois de aproveitar a manhã para dormir, à tarde passei o tempo todo enfiada no quarto a tentar descobrir como funciona o Prezi e a preparar a apresentação de grupo para o dia a seguir.

Foi também neste dia que descobrimos que já somos adultos. Como? A felicidade quando recebemos um aspirador novo. Depois de ter enviado uma foto abraçada ao aspirador a todos os membros da casa, fui a correr aspirar o quarto e fiquei fascinada com a qualidade do novo electrodoméstico - percebemos que, se nos queixarmos muito do que temos aqui em casa, os responsáveis pela manutenção trocam as coisas facilmente (com uma desculpa de que caio constantemente da cama, estou agora à espera de uma maior!).

Terça-feira, 9 de Maio:

Acordada logo de manhã para treinar a minha apresentação, saí também relativamente cedo por causa de uma venda de panquecas (embora tenha resultado num coração partido porque quando lá chegámos já não havia nada).

Depois de almoçar numa correria, segui para uma sala de estudo para me encontrar com o resto do grupo e revermos todo o nosso trabalho. Muito hesitantes se deveríamos ir beber uma cerveja ou não antes da apresentação para ajudar com os nervos, entretanto o professor chegou e não tivemos oportunidade para isso (embora a Karri e eu estivéssemos muito inclinadas para ir à mesma).
Com o tempo contado para apanhar um comboio às 16.39, depois da apresentação a turma toda ficou sééculos a fazer perguntas (achando que nos estavam a ajudar porque também somos avaliados em como respondemos às perguntas) e só acabámos a apresentação toda às 36. Tive de desistir então da ideia de apanhar o comboio para sydney de forma a ver o concerto grátis do Milky Chance em Bondi Beach e limitar-me a cervejas no unibar - para celebrar o final da apresentação, o Steve, o Blake, o Fan, o Craig, a Karri e eu fomos beber umas cervejas enquanto nos conhecíamos melhor (para a próxima o Craig já não se esquece do nome do Blake quando nos estiver a apresentar à turma).

Chegada a casa e com necessidade de descanso, a Abby e eu aproveitámos para ver mais dois episódios da série que andamos a ver agora - Dear White People.
Acabados os episódios, fizemos panquecas para toda a gente cá em casa, ideia que foi bastante bem recebida por todos.
Depois de atacar todas as panquecas, estivemos a escrever frases parvas ou icónicas que tenhamos dito ao longo do semestre e colar na parede, de forma a tentar arranjar uma decoração barata e divertida.


Quarta-feira, 10 de Maio:

E chegou o tão esperado dia da semana! Dia das noites universitárias e, consequentemente, a nossa festa mexicana!

Depois de receber a maravilhosa notícia que a deadline do meu essay de MGNT110 tinha sido adiada, fiquei com o dia todo disponível para ajudar a preparar a festa! Assim, depois de almoço, a Abby, o Conna e eu seguimos para o Aldi, para reabastecer a nossa casa de tex mex e salsa. Compras feitas, seguimos para o centro da cidade para comprar mais sombreros, bigodes e ponchos.
Quando chegámos a casa, já a sala estava preparada para receber os convidados. Assim, depois de prepararmos o nosso jantar (que obviamente que tinha de ser nachos), fomo-nos arranjar e começar a receber os convidados. Sendo o primeiro o Brad (namorado da Bec que veio de Canberra só para a festa mexicana), entretanto chegou o Keegan (o meu buddy em Coimbra) e começou a chegar o resto. A meio da festa (e quando já nem dava para controlar quem estava cá ou não), conheci o Zé, o outro português que está a estudar em Wollongong. Assim, durante séculos à conversa, trocámos as nossas impressões sobre a universidade, o ambiente e o alojamento, assim como viagens na Austrália e dicas do que fazer.

Às dez e meia, veio um student leader avisar que o party bus tinha chegado e, assim, começámos todos a sair. Numa correria para tirar os sombreros, ponchos e bigodes, lá fomos nós rumo ao autocarro. Como é quarta-feira, seguimos todos para o the Grand, um bar gigante onde encontramos sempre toda a gente que conhecemos.
À uma e meia lá apanhámos o autocarro de volta, fomos buscar pizzas ao congelador e fomos cear para a cave do novo edifício de KB, eu, a Melissa, a Jess e a Ana.

36 versão mexicana!


Quinta-feira, 11 de Maio:


Com muito esforço, lá fui eu às oito e meia rumo à aula teórica de ENGG440. Depois de uma aula quase vazia, foi hora de uma quase tão vazia prática da mesma disciplina. A começar com um debate da terceira equipa sobre a importância do conhecimento de estratégias de gestão na aplicação de projectos de engenharia, a segunda parte da aula já foi sobre matéria que sai para o teste e, consequentemente, foi hora de tentar estar com atenção.

Depois de vir a casa almoçar e de uma conversa sentadas na cama da Jess, acabámos por adormecer e fazer uma sesta de uma hora antes da próxima aula - AUST101. Uma hora depois e passado uma aula completamente irrelevante, lá voltei a casa.

Ao final da tarde, a Laylah, a Jess, a Bec, o Brad e eu seguimos para o Eat Street Market, o festival de comida internacional que organizam todas as quintas no centro de Wollongong. Depois de uma limonada que custou quase tanto como uma refeição em Portugal, lá voltámos para casa.


Sexta-feira, 12 de Maio:


Sexta-feira, depois de uma correria de duches e de fazer malas ao calhas, lá nós encontrámos todos às 8.45 no estacionamento, prontos a seguir viagem. Com a nossa carrinha de 8 lugares e disposição em altas, a Laylah, o Conna, o Markus, a Abby, a Melissa, a Rachel, o Calvin e eu lá seguimos viagem rumo às Snowy Mountains.

A primeira paragem, Goulburn, foi onde aproveitámos para tomar pequeno almoço e, como é óbvio, ver o The Big Merino - que não é nada mais, nada menos, do que uma escultura de um carneiro gigante (o maior do mundo!) e que faz esta aldeia famosa. Selfies tiradas e postais comprados, lá seguimos viagem.






A segunda paragem, Canberra, foi onde descobrimos uma das melhores hamburguerias a que já fomos - a Grease Monkey. Depois de repormos energias, seguimos para o memorial da Guerra e, apesar de ser a segunda vez que estou em Canberra, vi realmente o que a cidade tem para oferecer (da primeira vez que viemos andámos de carro pela cidade, a Jess apontou-nos as principais atracções e seguimos viagem). Depois de uma grande explicação sobre as duas guerras mundiais e a participação da Austrália nelas, seguimos para o Parlamento, onde ainda tivemos a oportunidade de entrar num public hearing em que um dos deputados esteve 5 minutos numa luta com a siri e o controlo por voz.



War Memorial - um memorial a todas as guerras em que a Austrália esteve ou está envolvida

Roll of Honour - nos dois corredores está uma lista de todas as pequenas cujas mortes foram causadas por guerras e, em frente, há um buraquinho onde se podem meter estas flores vermelhas

Calvin, Rachel, Markus, Conna, Melissa, Abby, eu e a Laylah


Canberra visitada, lá seguimos viagem. Depois de horas na estrada e de uma breve visita a um bar onde o Conna trabalhou, lá chegámos à terceira (e última) paragem do dia; Lake Jindabyne. Numa luta para descobrir onde era o nosso AirBnB, lá chegámos e descarregámos as malas.
Depois de uma rápida ida ao supermercado para comprar mantimentos, lá fizemos o jantar e fomos descansar para o longo dia que se seguia.

Sábado, 13 de Maio:

Acordados às seis da manhã com a Laylah a cantar Avé Maria pela casa, metemos camadas e camadas de roupa e seguimos para o lago. Embora a morrer de frio, tivemos uma vista espectacular do nascer do sol enquanto fazíamos ovos e panquecas para o pequeno almoço.


Nascer do Sol no lago Jindabyne


Às sete e vinte, lá seguimos viagem rumo a Thredbo - uma vila conhecida pela estância de Ski -, com ideias de começar a caminhar mal chegássemos. No entanto, quando chegámos, ainda estava tudo fechado. Assim, enquanto congelávamos um bocadinho, lá tivemos a analisar os mapas das possíveis caminhadas e decidimos fazer o Monte Kosciuzsko, a maior montanha da Austrália.

Depois de comprarmos os bilhetes e subirmos até um certo ponto numa telecadeira, lá começámos a jornada. Embora seja um caminho relativamente fácil, a caminhada ainda foi bastante longa e o frio não ajudou. Assim, quando chegámos, ainda tivemos a descansar um bocadinho no ponto mais alto da Austrália antes de voltar para trás.
Com vistas espectaculares que ainda devem ficar melhores com neve, esta caminhada matinal foi a melhor maneira (e inesperada!) de começar o dia.

Eu no início da caminhada, sem saber o frio que me esperava

O grupo todo no ponto mais alto da Austrália - Mount Kosciuszko 







Assim que voltámos a Lake Jindabyne fomos apanhar a Laylah (que não nos acompanhou na caminhada) e seguimos para o Wild Brumby, uma destilaria austríaca no meio do nada. Depois de um maravilhoso wiener schnitzel acompanhado de uma cerveja alemã e seguido de um delicioso (delicioooooso!) sticky-date pudding (a melhor coisa da gastronomia australiana até agora), tivemos direito a um Schnaps tasting - embora na verdade um schnaps seja aguardente, aqui os que vendem têm cerca de 18% de álcool que quase nem se sente com o açúcar - e a provar o premiado Gin típico da destilaria.

Chegados a casa já no final da tarde, eu e a Abby fomos a correr em direcção ao lago numa tentativa (falhada) de conseguir ver o pôr-do-sol no lago.
Acompanhados da segunda semi-final da Eurovisão, lá jantámos todos juntos e, embora todos tenham ido beber uma cerveja a um bar, eu e a Abby acabámos por ficar em casa a ver Frozen.

Domingo, 14 de Maio:

Acordada às oito da manhã por ter adormecido, assim que fui para a sala liguei a televisão e fiquei pasmada com o resultado. Portugal a ganhar a Eurovisão. Como alguém que vê o festival todos os anos e sem qualquer pinga de orgulho nos últimos "artistas" a representar Portugal, lá fiquei agarrada ao ecrã até ao final dos votos, toda arrepiada. Tinha de ser este ano que descobrimos que temos maravilhas como os irmãos Sobral e arrasamos o concurso. Logo este ano que não estou aí para celebrar ou para ver o concurso com a minha família.

Depois de obrigar todos os meus amigos a ver a actuação do Salvador e da Luísa, seguimos para o "centro" de Jindabyne para um café (embora a vila seja tão pequena que o centro é basicamente a vila inteira). Numa visita pela vila, aproveitámos também para ir para uma zona aberta para o Conna experimentar o boomerang que comprou ontem (e, como era de esperar, não conseguir que ele voltasse para trás).
Passámos também em Cooma, outra vila pequenina, onde fomos ver uma exposição sobre o Snowy Hidro - um projecto de engenharia para aproveitar os recursos hidráulicos para gerar energia (que, não sei como, deu direito a um museu com souvenir com fotos das estações eléctricas e das barragens).

Já a caminho de casa, parámos em Canberra para um almoço rápido no centro comercial. Depois de ouvir óptimas coisas em relação ao Zambreros, um fast food de burritos, eu e a Abby lá fomos experimentar (e ficar desiludidas). No centro comercial encontrámos também o Brad e, mais tarde, a Bec.
Energias repostas, lá seguimos viagem para Wollongong e, como não adormeci durante a viagem toda, vi pela primeira vez os famosos cangurus mortos à beira estrada: aparentemente é normalíssimo ver cangurus mortos à beira das estradas australianas e na nossa viagem de ida já tínhamos passado por uns cinco.

Assim que chegámos a Wollongong, o tempo piorou repentinamente e fomos todos a correr para casa. Malas desfeitas e com o domingo a chegar ao fim, assim acabou a nossa viagem do fim-de-semana e amanhã volta a vida real de escola e trabalho!




Com esta semana faz então 3 meses que estou na Austrália. O tempo está a correr num instante e daqui a nada a Abby e o resto dos estudantes de intercâmbio vão embora. Para aproveitar ao máximo os últimos tempos dela cá, já andamos a planear festas havainas, viagens e jantares!
Agora vou-me deitar que aqui já são três e meia da manhã e amanhã é dia de começar a escrever o meu essay. Beijinhos a todos os que aguentaram e leram isto até ao fim!


Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.