In

Quando é que começam as férias? (semana 13)

Estamos nas semanas mais preenchidas com testes e entregas e, por isso não há grande tempo livre para escrever o blog.
Muito atrasado mas aqui está ele!

Segunda-feira, 15 de Maio:

Segunda-feira, embora estivesse cheia de trabalho, decidi mascarar as obrigações com uma ida à cidade. Como para ser voluntário com crianças aqui é preciso um documento - Work With Children Check, decidi finalmente ir ao NSW service (uma espécie de loja do cidadão) e tratar do meu. Depois de imensa confusão gerada por ter dois apelidos mas nenhum nome do meio, lá consegui tratar da papelada e candidatar-me ao documento.
Como o tempo estava maravilhoso, aproveitei e fui a pé até ao centro comercial, onde aproveitei para fazer umas compras.

Quando cheguei a casa, já por volta das quatro, foi hora de ir para uma reunião para a qual me voluntariei (adivinhem só porquê). Chegada à sala cheia de comida maravilhosa, assim tive uma reunião de duas horas sobre o nível de vida nas residências e o que poderia ser mudado - como estão a construir um gigante edifício de residências novas para juntar à minha, andam a recolher feedback sobre como implementar as melhores regras e programas sociais. Para quem não sabe (e porque não sei se expliquei aqui), as residências onde vivo têm como base o bem-estar dos estudantes: apostando em programas diários de desporto, cultura, ambiente, etc.. e em actividades de grupo, a ideia é que não seja apenas mais um edifício com pessoas que não se conhecem. ´
Mal acabou a reunião (e depois de eu ter reclamado do facto de que não temos cortinas na sala de estar desde que nos mudámos e pelos vistos a nossa porta estava estraga e qualquer pessoa sem chave conseguia entrar), lá peguei no voucher de $20 no supermercado (o motivo que verdadeiramente me levou ali) e fui para casa estudar.



Terça-feira, 16 de Maio:

Terça-feira, logo depois da aula matinal de gestão e já a panicar com a falta de tempo, enfiei-me na biblioteca, onde tinha planeado passar o dia todo. Mergulhada em livros e pesquisas para me basear no meu essay de gestão, à hora de almoço fiz uma pausa e fui almoçar ao Pannizi, o café da biblioteca, com a Ciara (uma rapariga irlandesa que está cá) e uma amiga dela. Depois de almoço, juntou-se a Elisa e a Carola, que aparentemente também as conheciam, e começou a clássica conversa do "passou tudo tão rápido, quero ficar mais um semestre na Austrália" - se eu acho que isto está a passar incrivelmente rápido e acho que não vou ter tempo para fazer tudo o que quero, nem quero imaginar a situação delas!

Depois de uma tarde enfiada na biblioteca e já saturada do silêncio total, lá requisitei os livros necessários (atenção que, em portugal, nunca requisitei qualquer livro que fosse para os meus estudos!) e segui para casa. Horas e horas (e horas e horas!) depois, lá acabo o essay que tinha de escrever e olho para o relógio: oito da manhã. Como dois dos livros têm de ser entregues antes das nove da manhã, lá tive eu de tirar o pijama, vestir qualquer coisa decente e ir até à biblioteca entregar os livros. Chegada a casa, direitinha para a cama.



Quarta-feira, 17 de Maio:

Explicada a situação da madrugada de quarta-feira, dormir o dia todo foi uma resposta razoável. Ainda na ronha, lá fui eu relembrada da promessa que tinha feito: como o trabalho já estaria entregue, quarta-feira ia sair com a Abby e a Bec, para aproveitar uma das últimas quarta-feiras australianas da Abby. Assim, a ferros, lá saí da cama e preparei-me para ir sair.

Depois dos clássicos pre-games em casa, seguimos para o The Grand - o clássico bar das quarta-feira - onde nos encontrámos com as americanas e um grupo de americanos que está em wollongong de passagem - sendo que uma das raparigas namora com um dos rapazes do grupo.
Já fartas de estar no bar, seguimos então para casa, onde se seguiu uma sessão de pão de alho e pizza, a tradição adoptada recentemente para depois de qualquer saída à noite.


Eu, Abby e Bec




















Fui o Bruno durante o Celebrity's Heads!

Eu, Conna, Abby e Bec no The Grand


Eu, Bec, Abby e Ang



Quinta-feira, 18 de Maio:

Depois da aula práctica de ENGG440 onde houve mais um debate, segui para casa para fazer uma sesta. Revistas as prioridades, acabei por faltar à aula teórica de MGNT110 para continuar a repor o sono mas, às quatro e meia, lá tive de ir à aula prática de AUST101.
Acabado o dia de aulas, fiquei com a Ana, que acabou por ir um bocadinho lá a casa (ela vive no andar de cima) para conversar.


Sexta-feira, 19 de Maio:

Finalmente chegou o melhor dia da semana! Com sessão de voluntariado marcada com o AIME - australian indigenous mentoring experience - para a manhã toda, lá segui para o Novotel (que deve ser o único hotel de Wollongong) sem saber o que esperar. Depois de uma mini introdução ao programa e aos nossos deveres, lá conhecemos os miúdos com quem iríamos trabalhar: ficando com o grupo do décimo-primeiro ano, o objectivo do dia era ajudá-los a descobrir métodos de estudo mais eficientes, fazê-los pensar no futuro e ajudá-los com dúvidas específicas.
Nervosa com a primeira interacção com os miúdos, mal falei os papéis inverteram-se e o Jake é que foi o meu mentor! Depois de me ter ouvido a dizer uma única palavra, o Jake (miúdo aborigene do 11º ano) ficou maluco com o facto de eu ter sotaque e arranjámos logo tema de conversa.

Depois de uma manhã de pouco trabalho e muita comida (aparentemente todos os dias de mentoring com o AIME têm sempre pequeno-almoço e almoço de hotel), segui para casa, onde só estava a Bec, e ficámos a ver séries e a fazer sesta na sala.

Às oito, hora de jantar normal (ou até demasiado cedo!) em Portugal mas já tardia cá (e já me habituei a estas horas), apanhei o autocarro e segui para Campus East, onde ia jantar a convite das italianas.
Depois de uma explicação sobre a qualidade das residências e o facto de partilharem uma cozinha com cerca de 100 estudantes (uma não muito maior do que a que eu e os meus quatro colegas de casa partilhamos) e de mesmo assim pagarem renda mais alta do que nós, foi hora de jantar. Com uma garrafa de vinho, uma pratada de massa e a companhia da Elisa e da Carola (italianas), da Franziska e da Ines (suíças) e do Bryan (taiwanês), assim se passou uma boa noite com direito a jantar e a jogos de bilhar, ping pong e air hockey, em vez da discoteca que era o plano inicial.

Depois de chegar a casa, consegui finalmente reflectir na manhã que tive: embora tivesse expectativas relativamente altas em relação ao programa, achei que a organização foi fraquinha e que foi uma perda de tempo para os miúdos, que não se mostraram muito empenhados ou interessados no que quer que lhes estivéssemos a dizer.

Aime Mentoring Day



Sábado, 20 de Maio:

Depois de uma corrida à volta do campus em que me surpreendi por estar relativamente cheio a um sábado, hoje foi dia de coisas práticas: lavar roupa, lavar lençóis, aspirar e fazer as minhas limpezas semanais.

Ao final da tarde, chegou a Jess de Canberra (onde passou a semana toda porque ia ter uma operação) e tivemos jantar todos juntos (uma meat pie maravilhosa que ela trouxe do restaurante mais famoso da área).
À noite, embora eles fossem todos sair, fiquei por casa para descansar e conseguir acordar cedo no dia seguinte.


Domingo, 21 de Maio:

Embora tivesse uma caminhada planeada para de manhã, como não consegui dormir nada durante a noite, acabei por desmarcar e ficar a descansar.
À tarde (já a sofrer com falta de mantimentos), eu e a Jess seguimos para FigTree, um centro comercial perto de Wollongong, onde costumamos ir fazer as compras por ter Kmart, Target e um mercado de vegetais barato.

Mantimentos e energias repostas, comecei então a estudar para a semana seguinte: teste final de ENGG461 na terça e de ENGG440 na quinta!


P.S.: As semanas seca de estudar e dormir estão quase a acabar! Em breve os meus posts voltam a ser viagens, festas e felicidade!

Related Articles

3 comentários:

  1. G'day prima! Tenho saudades de ouvir os cumprimentos dos meus colegas no hospital...eles diziam G'day e tudo era beautiful....
    tenho a certeza que esta a ser uma experiencia optima... ja sei que estas a pensar ir a tasmânia; eu fui la com os meus pais e irmão. Tens que visitar Port Arthur.... historicamente interessante (uma das primeiras prisões para os convicts vindos de Inglaterra ) e com uma paisagem muito bonita. Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. nao disse o meu nome.... mas espero que saibas quem e a prima.... "inglesa" ...da Lousa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Teresa!! Vi o comentário assim que o fizeste mas esqueci-me de responder!! Fui a Port Arthur e adorei! Aliás, adorei a Tasmânia inteira!!! é maravilhosa!!

      Agora estou a subir a costa este com os meus pais. Beijinhos grandes de todos nós!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.